A Constelação Familiar e suas atuações.

October 21, 2016

 

 

 

 

O que é uma Constelação?

Através de uma Constelação monta-se o sistema da família, da empresa ou organização para que se consiga trazer à luz toda informação sobre as ques-tões sistêmicas. Utilizando esta informação, podem-se encontrar motivos e soluções para restaurar o equilíbrio e a harmonia do sistema. Este método é rápido e processa-se em fases, desde o diagnóstico à resolução. Não é neces-sário fornecer informação pormenori-zada, pelo que a confidencialidade é

garantida.

 

O que é um sistema?

“Um sistema é, um conjunto de elemen-tos que estão interligados entre si numa

contínua relação de mudança”. Por outras palavras, um sistema é qualquer grupo de pessoas que regularmente

trabalha, aprende, se diverte ou se relaciona em conjunto.

 

 

 

 

 

A Constelação Individual é oferecida em consultório, onde apenas fazem parte do processo o cliente e o terapeu-ta. No atendimento com Constelação Individual, podemos trabalhar com figuras humanas, geralmente são bonecos Playmobil. Outra forma são as figuras de ancoragem, podemos utilizar papeis no chão, almofadas ou outros objetos. A decisão do terapeuta, para saber com qual vai trabalhar depende daquilo que o seu cliente lhe trouxer. As Constelações Individuais podem servir em uma primeira fase para um diagnos-tico, onde o terapeuta junto com o cliente, através da imagem que se forma, vai decidir como trabalhar a questão, sendo possível a continuidade ali mesmo através da Constelação propria-mente dita ou utilizar outras técnicas que lhe pareçam mais adequadas naquele momento e circunstância. Assim como existe uma infinidade de questões que podem ser analisadas e trabalhadas através desta metodologia, também dispomos de variadas formas de Constelaçãoo que enriquece muito o método.

 

CONSTELÇÕES FAMILIARES EM GRUPO

A história de nossa família nos pertence, estamos vinculados a ela, marca a nossa personalidade com todas as forças e fraquezas que temos. A família nos fortalece e apoia quando conhecemos e nos rendemos às leis ou ordens que regem nosso sistema familiar. Quando essas mesmas ordens são desconhecidas ou desrespeitadas, enfraquecemos, geran-do toda sorte de emaranhamentos ou desequilíbrios familiares. A Constelação visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos e atuais padrões que se repetem (conflitos, vícios, fracassos de relacionamentos, doenças familiares), que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema. Esta técnica atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando as ordens sistêmicas são restabelecidas, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar. Através de um movimento vivo, energético e sensorial da Constelação Familiar pode-se, passo a passo, dissolver os emaranhamentos familiares inconscientes e encontrar uma solução nova e libertadora. Fazer a sua Constelação Familiar significa trazer força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar. Dessa forma, o cliente escolhe pessoas e pede-lhes para que representem determinadas partes ou elementos do sistema que está sendo colocado, também escolhe alguém para representá-lo. O Cliente monta a Constelação colocando cada representante numa posição à sua escolha, orientado pelo constelador, após conversa individual e sigilosa com o mesmo. Tendo feito isto, o Cliente senta-se e observa o processo, ao lado do constelador e junto ao grupo de participantes voluntários disponíveis para auxiliar.

 

 

As Constelações Empresariais procuraram essencialmente fazer um diagnóstico e mostrar as alterações que precisam ser feitas para que se resolva a questão. Os Sistemas empresariais são bastante mais complexos do que os Sistemas Familiares, por incluírem den-tro deles vários Subsistemas, entre eles o Sistema Familiar do indivíduo e do colega de trabalho. Quanto maior for a empresa mais Subsistemas. Observa-se regularmente em questões trazidas para a Constelação Empresarial, dificuldades visíveis de solução que após serem trabalhadas na Constelação se obtêm resultados surpreendentes na empresa, na organização ou no indivíduo. Citando alguns exemplos de temas com resultados através desta metodologia: gestão de confli-tos, dinâmicas de empresas familiares, diagnóstico do funcionamento de uma organização, gestão de conflitos, recrutamento e seleção de pessoal, preparação de negociações, liderança, compra e fusão de empresas, estudo de marcas e produtos, análise do processo de decisão em qualquer área do negócio, verificar os efeitos sistêmicos “interativos” nos diferentes departamentos de uma empresa, testar possibilidades: devo fazer isto, ou aquilo, ou algo diferente...? No indivíduo: encontrar um bom lugar na empresa, devo ficar ou sair, mantenho o

mesmo ramo ou mudo, trabalhar por conta própria ou por conta de outrem, conflitos e decisões de toda ordem.

 

 

Jorge Fernandes Barbara é Membro da Associação Portuguesa de Reiki -APR 002522 Terapeuta Holístico, Mestre em Reiki, Constelador Familiar (Individual, Grupo, Organizacional/Empresarial) Constelação Familiar com Integração de Currículo. Reiki Tradicional e Xamânico EFT (Emotional Freedom Techniques, Técnica de Libertação Emocional, Tapping) Método Louise Hay (Afirmações Positivas).

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Você sabe pra quê serve a Astrologia?

April 1, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes

January 14, 2019